Você notou que nos últimos dias o seu site demora um pouco mais a carregar. E essa demora tem afetado o número de acessos, uma vez que os clientes estão desistindo de esperar.

Existem vários fatores que influenciam na velocidade de carregamento de um site, mas ainda assim você acaba se perguntando “por que meu site WordPress está lento”?

Queremos ajudá-lo a responder a essa pergunta através deste artigo.

Continue lendo para entender os principais motivos para a lentidão do seu site e como identificá-los e solucionar os problemas.

Velocidade do site é importante

Ter um site que carrega rapidamente hoje em dia é fundamental para garantir uma excelente experiência para o usuário, além de ser um fator de influência para o bom posicionamento na página de pesquisa do Google.

Segundo o próprio Google, a velocidade de carregamento de um site pode gerar prejuízos, principalmente em um momento em que os consumidores estão cada vez mais optando por experiências digitais.

Quando o usuário busca pelos serviços que você oferece e depara-se com o seu site nas primeiras posições do Google, a expectativa é que todo o conteúdo seja carregamento rapidamente e que as suas dores sejam solucionadas de maneira rápida e fácil.

Porém, ao clicar no seu link, o usuário tem sua experiência frustrada pela lentidão apresentada.

Sendo assim, ele abandona a sua página e parte para o próximo resultado apresentado no Google, que pode ser o do seu concorrente.

Com isso, você tem prejuízo e pode jogar todo o trabalho de SEO fora se o desempenho do site não acompanhar as demais estratégias.

Hoje é possível usar ferramentas que ajudam a identificar os possíveis problemas que estão causando lentidão em sua página.

Nos próximos parágrafos vamos abordar algumas das principais delas e como usá-las. 

Continue lendo para resolver de vez o problema de lentidão do seu site.

bicho preguiça pendurado em um galho
Se seu site está assim, fique atento com os itens da lista abaixo!

Por que meu site WordPress está lento?

Como dissemos anteriormente, existem vários fatores que podem influenciar no desempenho e na velocidade do seu site.

Esses fatores podem ser tanto internos, com questões de programação quanto externos, como velocidade do servidor em que ele está hospedado.

Nesse artigo, listamos 6 coisas que deixam o seu site lento e pesado. Leia para entender cada um desses fatores.

De forma resumida, alguns dos motivos que podem deixar o seu site WordPress lento são:

Anúncios

Para muitos empreendedores digitais, o site é a principal ferramenta para gerar renda. Em muitos casos, esse dinheiro a mais vem a partir de anúncios exibidos no conteúdo.

Porém, para que as redes de anúncios consigam exibir publicidade cada vez mais segmentada e direcionada para os usuários que acessam o seu site, os códigos desses anúncios vem repletos de scripts que impactam diretamente na velocidade de carregamento das suas páginas.

Pixels e scripts de carregamento

Monitorar os caminhos que os usuários fazem em seu site é importante para aumentar suas conversões e, principalmente, o conteúdo.

Para isso, é comum implementar os códigos do Analytics e o Pixel do Facebook, que ajudam a entender o comportamento de quem acessa suas páginas.

A questão é que esses códigos fazem requisições externas, que impactam diretamente na velocidade do site.

Geralmente, esses scripts são carregados antes do seu conteúdo e, dessa forma, tornam o carregamento mais lento que o normal.

Imagens

Outro grande fator que influencia no tempo de carregamento de uma página é o tamanho das imagens utilizadas.

É uma tendência do web design usar grandes imagens já que os displays estão cada vez maiores.

Porém, quanto maior as dimensões de uma imagem, maior o tamanho do arquivo e maior o tempo de carregamento.

Esse é um fator importante pois dependendo da velocidade de conexão do usuário, as imagens podem impactar em todo o tempo de carregamento da página.

Ajax

Hoje em dia existem muitas ferramentas que acrescentam algumas funções a mais em seu site. Em muitos casos, elas são apenas estéticas, sendo desnecessárias.

O Ajax, ou carregamento assíncrono de partes de um site, é um bom exemplo disso.

Sabe aquelas funções como barra de rolagem infinita? Quando o conteúdo é carregado à medida em que você rola a página para baixo? Então, essa função é executada através da biblioteca Ajax.

E o Ajax é um grande vilão para a otimização de sites.

Localização do servidor

Pode não parecer, mas a distância geográfica entre o navegador do usuário e o servidor onde o site está hospedado pode causar lentidão.

Um site hospedado em um servidor na Austrália levará mais tempo para responder que um servidor no Brasil.

Sendo assim, é importante observar essa informação caso note que o seu site está lento.

Falta de cache

Uma das melhores ferramentas para manter a rapidez de um site é o uso eficaz do cache.

Se você não sabe o que é cache, dá uma olhada nesse artigo super completo que publicamos aqui no blog recentemente explicando o que é e para que serve o cache de um site.

De forma resumida, o que o cache faz é criar uma página estática do seu site, que será carregada quando o usuário acessá-lo, evitando que o servidor gere uma página dinâmica a cada novo acesso.

Como testar a velocidade do meu site?

Depois de verificar todos os pontos acima, é hora de ver se o seu site está mais rápido.

Como falamos anteriormente, a velocidade é um fator determinante que o Google leva em conta na hora de posicionar o seu site na página de resultados de buscas.

Nos últimos anos essa tem sido uma das grandes bandeiras de empresa americana, que vem focando os seus esforços em melhorar a experiência dos usuários.

Com isso em mente, o Google desenvolveu uma ferramenta chamada Page Speed Insights que realiza uma série de testes e faz um diagnóstico da velocidade do seu site, falando quais os pontos estão bons, quais precisam de melhorias e aqueles que são críticos e como solucioná-los.

Você pode acessá-la clicando no link a seguir: developers.google.com/speed/pagespeed/insights.

Outra ferramenta excelente para testar a velocidade do seu site é o Measure.

Ele funciona de forma semelhante ao Page Speed Insights, realizando uma série de testes de velocidade e informando os principais pontos de melhorias para tornar o seu site ainda mais veloz.

Para acessá-lo, basta clicar no link a seguir: web.dev/measure.

Conclusão

Como pudemos perceber, vários fatores podem impactar na velocidade do seu site WordPress.

É preciso analisar e entender cada um deles, realizar testes nas ferramentas apresentadas ou entrar em contato com o suporte do seu servidor para entender o que pode estar causando a lentidão ou como aplicar as melhorias indicadas no Page Speed Insights ou Measure.

Se o seu site WordPress recebe um grande volume de atualizações, realize testes de velocidade com frequência para saber se está oferecendo a melhor experiência para os seus usuários.

Gostou dessas dicas? Comente logo abaixo!

Conheça nossos planos de hospedagem! Por em 18/12/2018 | 0 comentários

Receba conteúdo gratuito e promoções em seu e-mail!

Cadastre-se GRÁTIS e receba por e-mail dicas, promoções, descontos e muito mais!

Leia também:

Deixe seu comentário!