A velocidade de um site é fator determinante para o usuário de internet. Se a página acessada demora demais para abrir, pode ter certeza que você perdeu um visitante. É importante manter um site rápido e acessível para que essa visita perdida não seja do seu site.

Uma das formas de tornar um site mais rápido é através do cache de internet. Espera aí, você não sabe o que é cache?

Deixa que a gente te explica nas próximas linhas.

O que é cache?

De forma geral, o cache é o armazenamento de dados resultantes de processos que são naturalmente mais lentos.

Com esses dados armazenados de forma prévia, quando precisar acessá-los novamente será de forma muito mais rápida e com menor esforço do hardware. Vale ressaltar que o cache é gerado sobre os dados que não mudam, caso contrário o site ficaria quebrado ou não funcionaria corretamente. Por isso sites com área de login não têm cache em páginas com acesso restrito e editáveis pelo usuário, caso contrário quem fizesse login agora veria a página do usuário que fez login antes dele.

Você pode ver exemplos de cache funcionando em vários dispositivos.

Vamos supor que você é um designer gráfico e trabalha com programas pesados como Photoshop, InDesign ou Illustrator. Já deve ter notado que, ao abrir esses programas pela primeira vez depois de ligar o computador, eles demoram um pouco mais para serem carregados.

Uma vez que você já os tenha aberto anteriormente, as principais informações usadas para o funcionamento desses programas ficam armazenadas na sua memória RAM. Se fechá-los e abri-los novamente perceberá que serão executados com muito mais rapidez.

Se você é daqueles que gosta de jogar em smartphones, já deve ter passado pela situação de estar jogando e ter que atender a uma ligação ou responder uma mensagem no zap.

Você sai do jogo, mas ao voltar ele está no mesmo ponto onde parou. Isso não é mágica.

É o cache funcionando.

Cache de internet

o que é cache site

O cache também funciona assim quando falamos de páginas na internet.

Você já deve ter reparado que os sites que você acessa com mais frequência sempre carregam muito mais rápido que aqueles que você está acessando pela primeira vez ou depois de muito tempo.

Isso acontece porque, ao acessar um site, seu computador baixa todas as informações daquela página e as armazena temporariamente, para que em seu próximo acesso não seja necessário baixar todo o conteúdo.

Com essas informações previamente carregadas no seu navegador, o acesso à página fica muito mais rápido e exige menos da sua máquina e da sua conexão.

A velocidade de acesso ao conteúdo que o cache proporciona ajuda na hora de se posicionar bem no Google. Hoje a ferramenta de busca privilegia os sites que carregam com maior rapidez, seja em um desktop ou em dispositivos móveis.

Páginas que não trabalham com atualizações frequentes, como os blogs, são beneficiadas com o cache de internet.

Quando você faz um post em um blog de WordPress, esse post é salvo no banco de dados e, se você não tiver uma versão armazenada em cache, sempre que alguém acessá-lo, exigirá um maior esforço do seu servidor causando lentidão.

Ao utilizar uma ferramenta de cache, ela cria uma cópia dessa página até aquele momento, uma uma espécie de “xerox”, que fica armazenada em um formato estático com um tamanho muito menor e muito mais fácil de ser acessada, aumentando a velocidade de carregamento do seu site.

Se bem utilizado, o cache é um grande aliado para quem mantém um site na internet.

Como ter cache em meu site?

Clientes WOWF têm plugin de cache configurado em seu site WordPress assim que ele é instalado.

Se você ainda não é cliente WOWF, veja nossos planos de hospedagem!

Publicado em: Hospedagem | 0 comentários

Leia também:

Deixe seu comentário!