Uma das grandes verdades do mundo moderno é: se você não aparece no Google, você não existe.

Exageros à parte, ter um site hoje em dia é fundamental para qualquer pessoa ou empresa que queira atingir um público à procura do seu produto ou serviço. É através dele que os usuários terão o primeiro contato com você.

O primeiro passo para ser encontrado na internet é registrar um domínio para o seu site.

O que é domínio para site?

Se você chegou até aqui sem saber o que é um domínio para site, nós te explicamos.

O domínio é o seu endereço na web.

Imagine uma loja física. Essa loja fica em um determinado número de uma rua. Essa rua, por sua vez, fica em uma cidade, que faz parte de um estado, que faz parte de um país.

Você poderia usar as coordenadas geográficas para enviar qualquer correspondência para essa loja. Mas para isso você precisaria saber qual a latitude e a longitude deste local.

Para facilitar a entrega de correspondências sem ter que utilizar as coordenadas geográficas, a humanidade desenvolveu um método de localização utilizado em todo o mundo.

Cada região possui um CEP – código de endereçamento postal, que ajuda a empresa postal a saber em qual área sua loja está localizada. Somado com as demais informações de número, rua e cidade, você pode ser facilmente localizado por qualquer pessoa.

Esse conjunto de dados é chamado de endereço.

Na web a situação é bem parecida. Sua loja precisa estar em um servidor que possui um endereço IP. O endereço IP é como se fossem as coordenadas geográficas do seu site. Para não ter que decorar esse número, utilizamos os domínios.

De forma resumida, o domínio é o seu endereço na web.

Onde registro um domínio para o meu site?

onde registrar dominio site

Existe uma variedade de empresas que realizam o registro de domínios. Em muitos casos, as próprias empresas de hospedagem oferecem esse serviço no momento da contratação do seu plano.

Porém, é preciso ficar muito atento quanto a essa questão. Alguns serviços conhecidos costumam causar problemas para os clientes.

Quando o seu domínio tem um problema, o usuário que busca pelo seu serviço não conseguirá acessar o seu site e, dessa forma, você acaba perdendo relevância nos mecanismos de buscas. É como se a pessoa fosse até a sua loja e ela não estivesse lá.

Aqui na WOWF recomendamos duas empresas responsáveis pelo registro de domínios que possuem um índice baixíssimo de problemas.

O Registro.br é um serviço nacional responsável pelo registro de domínios nacionais terminados em .br. É a principal referência nacional, por estar subordinado ao Comitê Gestor da Internet no Brasil.

O valor de um domínio básico terminado em .com.br (e variações com .br, como andale.art.br, que hoje redireciona para .com.br) começa a partir de R$ 40,00 por ano. Você pode registrar quantos domínios quiser por períodos que variam de 1 a 10 anos para o prazo de renovação.

No Registro.br você tem acesso à várias combinações de domínios terminados em .br, seja para pessoa física, instituições de ensino, cidades ou profissionais de áreas específicas.

Se você quer registrar um domínio internacional terminado em .com ou outras variações genéricas como .biz, .net, etc, a nossa recomendação é o 101domain.

O 101Domain tem uma enorme seleção de domínios para sites. Basta verificar a disponibilidade daquele que você tem interesse e prosseguir com o processo de registro.

Em algumas horas o seu domínio estará liberado para associá-lo ao seu provedor de hospedagem e prontinho para ser encontrado na web. Simples assim!

Cuidado com as fraudes

Se você receber algum boleto sobre seu domínio por correspondência em sua casa ou escritório, cuidado: pode ser uma fraude. Saiba mais sobre as fraudes para quem tem domínio e sites na internet.

Onde eu hospedo meu site?

Na WOWF, é claro! 😀

Conheça nossos planos de hospedagem. Se não souber o que é hospedagem, a gente explica também – clica no link!

Publicado em: Hospedagem | 0 comentários

Leia também:

Deixe seu comentário!