Recentemente alteramos nossos planos de hospedagem. Algumas mudanças foram drásticas, mas todas visando o melhor.

Depois de alguns anos acompanhando nossos clientes, percebemos que algumas coisas não fazem falta – e que se abríssemos mão delas, ainda conseguiríamos benefícios. “Menos é mais” pode fazer mais sentido do que se imagina!

Às vezes a impressão de ter total controle e diversas possibilidades e recursos acaba gerando mais interesse do que deveria. Isso, somado a um preço atrativo, dá a entender que o serviço é melhor. Em uma busca rápida você vai encontrar centenas de hospedagens que oferecem cPanel e inúmeras ferramentas.

Mas é como sempre dizem: quantidade não quer dizer qualidade. E no final, muita coisa oferecida acaba não sendo utilizada, seja por falta de experiência ou, na enorme maioria das vezes, necessidade. E o pior: mesmo nada sendo utilizado, ainda vai consumir recursos do seu site.

cPanel e afins: consumo alto de recursos

Um painel de controle normalmente oferece diversos recursos, dos mais básicos aos mais avançados. Por exemplo, no cPanel você pode alterar alguns arquivos no servidor ou até mesmo fazer a instalação de um site do zero.

Porém, na grande maioria das vezes, nem metade dos recursos oferecidos são utilizados. Aliás, em nossa experiência, posso dizer que nem 10% é utilizado. E se o cliente não tiver experiência e quem cuida do site é um desenvolvedor, por exemplo, na verdade nada é utilizado – nesse caso o gerenciamento todo é feito através do phpMyAdmin, SFTP/SSH ou apenas pelo próprio WordPress.

Ou seja, um painel acaba sendo um tiro de canhão para acertar uma formiga. É uma plataforma “inchada”, com muita coisa realmente desnecessária.

Mas não para por aí: mesmo que você não utilize o cPanel, ele irá consumir processamento e espaço em disco da sua conta 24 horas por dia. Alguns recursos ficam rodando em segundo plano sem parar, então o desempenho do seu site já fica comprometido.

Além disso, e-mails e estatísticas consomem muito espaço, e esse número cresce a cada minuto. Backups também podem ser um problema tanto para espaço em disco quanto processamento.

Como a WOWF trabalha?

Depois de um acompanhamento e papo com nossos clientes, apostamos na máxima do “menos é mais”. Afinal, percebemos que muita coisa não estava sendo utilizada, e oferecer só por oferecer (para “bater de frente” com os concorrentes que também oferecem) seria perder a oportunidade de oferecer um serviço melhor.

Traçamos perfis e planejamos planos com diferentes possibilidades para cada caso. Deu certo!

WordPress: solução completa

Com o WordPress você pode fazer tudo e mais um pouco. Pelo próprio painel da ferramenta é possível instalar (através de upload ou busca) e gerenciar plugins e temas. Também é possível alterar códigos e subir mídias e arquivos para seu site, e até mesmo manusear e otimizar banco de dados.

O que o WordPress oferece, principalmente com a ajuda de plugins, é o suficiente para dar manutenção ao seu projeto.

ilustração de transferência de arquivos
Leia também: FTP, SFTP ou SSH: o que são e qual opção é melhor?

Contas de SFTP / SSH: manutenção e segurança

Nos planos de hospedagem compartilhada para WordPress, não trabalhamos com FTP / SFTP / SSH. Os motivos são dois: menos manutenção e mais segurança.

Assim como em toda hospedagem compartilhada, os clientes dividem recursos em um só servidor. Como não há painel de controle nem acesso por domínio, só nossa equipe de suporte e datacenter tem acesso ao servidor. Isso traz maior segurança para o ambiente, afinal, o acesso ao servidor é limitado.

Além disso, por não ser necessária a manutenção por conta de acesso, o trabalho é reduzido. O que isso traz de benefício? Redução de valores! Afinal, menos manutenção = menos custos.

Nos planos de VPS Cloud o cliente terá acesso SFTP e SSH, já que ele é o único a utilizar o servidor. Nada mais justo!

Gerenciamento de DNS: suporte ou CloudFlare

Precisa alterar registros do seu DNS? Basta solicitar para nosso suporte.

Outra opção é a utilização da CloudFlare, solução gratuita que ainda traz mais benefícios de segurança, estabilidade e cache.

pilha de emails acumulados
Leia também: Não hospede seu site e seus emails no mesmo lugar

E-mails: solução profissional e dedicada

Lembra quando falamos lá em cima que emails ocupam muito espaço no servidor? Também há processamento, spams e por aí vai. No link acima você pode ver que a situação pode ficar crítica.

Sendo assim, recomendamos serviços especializados em emails, que também trazem diversas outras ferramentas como vantagens. É o caso do G Suite e do Zoho Mail, por exemplo, sendo que o último oferece uma opção gratuita. Há ainda uma opção mais simples, o Yandex.

Backups: servidor próprio

Backups são mais que importantes, isso você já está cansado de saber. E, como também dissemos mais acima, é outra coisa que ocupa muito espaço no servidor.

Mal necessário? Bom, na verdade não faz muito sentido assim manter um backup no mesmo local onde seu site está. Afinal, se há um problema grave, o backup será comprometido também.

Pensando nisso, todos os nossos backups são armazenados em servidores próprios para isso.

Consultoria e suporte especializado

Por fim, nosso suporte está aqui para te ajudar com o que for preciso. Acreditamos que o que oferecemos é o suficiente para você ter tudo sob controle – mas se tiver alguma dúvida ou até mesmo quiser alguma sugestão, basta entrar em contato.

Também prestamos serviços de consultoria, o que pode ser muito útil em alguns casos. Afinal, é comum pensar que é preciso XYZ quando na verdade só Y é o bastante. Então, novamente, estamos aqui para te ajudar!

Sentiu falta de alguma coisa?

Deixe seu comentário! Queremos te ouvir… ou melhor, ler!

Conheça nossos planos de hospedagem! Por em 07/05/2019 | 0 comentários

Receba conteúdo gratuito e promoções em seu e-mail!

Cadastre-se GRÁTIS e receba por e-mail dicas, promoções, descontos e muito mais!

Leia também:

Deixe seu comentário!