Certamente você já viu que há três tipos de hospedagem: Hospedagem compartilhada, Hospedagem VPS e Hospedagem dedicada. Sim, há variações como cloud/nuvem e semidedicada, mas esses são assuntos para outros posts.

Vamos falar sobre a hospedagem mais comum de todas: a compartilhada!

O que é hospedagem compartilhada

hospedagem compartilhada
O que é hospedagem compartilhada e quais são suas vantagens e desvantagens?

Também conhecida como alojamento compartilhado, esse é o tipo de hospedagem que hospeda arquivos de diversos usuários simultaneamente. Ou seja, são vários sites, blogs e lojas virtuais em um mesmo servidor.

Esse é o tipo de hospedagem mais utilizado do mundo, já que é de baixo custo (hospedagem grátis em alguns casos).

Quando optar por uma hospedagem compartilhada

Se seu projeto está começando agora, ou então você tem um projeto institucional, ou simplesmente seu site, blog ou loja virtual é pouco visitado, um servidor compartilhado é a opção indicada. Acima disso você estará jogando seu dinheiro fora, basicamente.

Vantagens de uma hospedagem compartilhada

São poucas vantagens, mas são mais que o suficiente em muitos casos.

  • Baixo custo: A opção de hospedagem mais barata existente.
  • Facilidade: Hospedagens compartilhadas normalmente oferecem soluções prontas, construtor de sites, ferramentas e recursos que facilitam muita coisa para quem precisa de serviços online.
  • Administração e gerenciamento do servidor: Isso é responsabilidade da hospedagem, então você não precisa ter conhecimentos técnicos.

Desvantagens de uma hospedagem compartilhada

Um host compartilhado tem suas desvantagens… mas não vamos generalizar: nem todas apresentam todos os problemas abaixo. Adivinha qual é uma delas?

  • Limite de tráfego: Se seu site tiver muitos acessos, poderá ficar muito instável. Isso porque, como há muitos projetos hospedados no mesmo lugar (algumas empresas LOTAM o servidor com milhares de clientes – na WOWF hospedamos poucos clientes por servidor, garantindo um ambiente mais estável e veloz), os recursos do server são divididos para cada site, blog e loja virtual hospedados – então, são vários projetos consumindo recursos ao mesmo tempo, e se um consome mais do que o normal, todos poderão ser comprometidos.
  • Limite de recursos: Em uma hospedagem compartilhada você não tem muitos recursos (ou não tem a liberdade) que teria em uma hospedagem VPS ou hospedagem dedicada, por exemplo.
  • Atendimento: Normalmente o atendimento de uma hospedagem compartilhada não é muito experiente, se limitando a responder e fazer o básico. Na WOWF nosso atendimento é especializado e ativo, não se limitando a apenas tirar dúvidas e “terceirizar problemas” como muitas empresas fazem.
  • Insegurança: Muitas hospedagens oferecem diversos recursos e ferramentas que são portas abertas (literalmente em alguns casos) para problemas, e além disso não oferecem solução alguma para segurança. Na WOWF a segurança é reforçada e ainda te ajudamos a deixar seu site, blog ou loja virtual ainda mais seguro.

Contratar hospedagem compartilhada

Precisando de um host? Que tal conhecer a hospedagem compartilhada da WOWF? Nosso atendimento é especializado principalmente em WordPress e nosso foco é com desempenho e segurança.

Conheça nossos planos de hospedagem! Por em 06/12/2016 | 0 comentários

Receba conteúdo gratuito e promoções em seu e-mail!

Cadastre-se GRÁTIS e receba por e-mail dicas, promoções, descontos e muito mais!

Leia também:

Deixe seu comentário!