É muito comum se deparar com algumas siglas na hora de contratar uma hospedagem, tais como FTP, SFTP ou SSH. Se você não é desenvolvedor ou um usuário com nível mais avançado na parte técnica, talvez nunca tenha precisado usar qualquer um desses protocolos.

Mesmo não precisando usar diretamente, é importante saber sobre cada aspecto da sua hospedagem. Nunca se sabe quando será necessário colocar a mão na massa. Mas, acima de tudo, conhecimento nunca é demais, certo?

Neste artigo vamos explicar e fazer um comparativo entre os principais protocolos de transferência e gestão dos arquivos do seu servidor, conhecidos como FTP, SFTP e SSH.

Ao final desse texto você estará apto a identificar aquele que mais se encaixa em sua necessidade, além de compreender melhor a função e os principais usos de cada um deles.

O que é FTP?

FTP é a sigla de File Transfer Protocol, ou seja, Protocolo de Transferência de Arquivos.

O que o FTP faz é conectar seu computador a um servidor para que seja possível essa transferência de arquivos. Essa conexão pode ser realizada através de um endereço específico ou pelos diversos softwares criados especialmente para essa tarefa.

O FTP tem um papel importante no desenvolvimento ou manutenção de uma aplicação web ou site, uma vez que permite a você manter os seus arquivos no servidor e uma versão dos mesmos no seu computador.

Dessa forma, caso os arquivos do servidor sejam comprometidos, é possível restaurá-los facilmente através de uma conexão FTP.

O que é SFTP?

Não é apenas o nome que é parecido. Na verdade, o SFTP é uma conexão de FTP que possui uma camada a mais de segurança através de outro protocolo, o SSH (Secure Shell), que criptografa os seus arquivos durante a transferência entre sua máquina e o servidor ou vice e versa.

O SFTP ganha do FTP no quesito segurança, uma vez que não envia suas informações por canais diretos, mas através de pacotes em SSH.

Além disso, é possível criar chaves privadas que reforçam a segurança enquanto os dados são transferidos da sua máquina para o servidor.

O que é SSH?

Como dissemos mais acima, o SSH ou Secure Shell, é um protocolo de segurança que permite uma conexão remota entre sua máquina e um servidor da maneira mais segura possível.

Ao contrário do FTP e do SFTP que tem interface visual onde é possível realizar ações como “arrastar e soltar”, o SSH é um pouco mais avançado e sua utilização é feita através de linhas de comando.

Ou seja, esta é uma ferramenta para quem tem mais conhecimento técnico pois permite ao usuário realizar funções complexas com apenas linhas de comando.

ilustração de transferência de arquivos

Mas afinal, qual é melhor?

Em termos de segurança, podemos dizer que o SSH é a melhor opção de realizar interações entre seu computador e o servidor de hospedagem. Porém, por se tratar de uma ferramenta mais técnica à base de linhas de códigos, pode não ser acessível a usuários com menor conhecimento técnico.

Para esses usuários, a melhor opção é o SFTP, que une a facilidade e interface amigável de uso do FTP com a segurança do SSH.

O FTP, nesse caso, é o menos seguro das três opções e não deve ser usado para a transmissão de dados sensíveis do seu projeto. Na WOWF, por exemplo, trabalhamos apenas com SFTP E SSH nos planos com cPanel.

Publicado em: Hospedagem | 0 comentários

Leia também:

Deixe seu comentário!