Segurança é um dos pilares da WOWF. Fazemos questão de reforçar o quanto é importante manter um site seguro, principalmente quando trabalhamos com WordPress.

Já falamos anteriormente sobre o assunto no artigo 10 dicas avançadas de segurança para WordPress. Mas hoje queremos focar em dois aspectos bem específicos de quem trabalha com essa ferramenta: os cuidados com templates e plugins para WordPress.

Existe uma oferta enorme de sites com templates de WordPress que vão desde templates gratuitos a templates pagos e templates pirateados.

Um dos principais locais para encontrar um template seguro para WordPress de maneira gratuita é no próprio diretório de temas da plataforma.

Todos os temas de lá passam por uma moderação, então a garantia de que o template baixado estará livre de códigos maliciosos é maior.

É preciso ficar muito atento com os sites que oferecem templates gratuitos. Existem vários deles que pirateiam temas pagos. São sempre sites suspeitos que não oferecem nenhuma garantia ou suporte e recomendamos que você corra desse tipo de situação.

Isso é errado de várias maneiras. Em primeiro lugar prejudica quem desenvolveu o tema e depende de suas vendas. Você estará, basicamente, roubando o trabalho de alguém que dedicou muito tempo para produzir esse layout.

Em segundo lugar, a segurança do seu site fica totalmente comprometida, uma vez que a chance desse template estar infectado é altíssima.

Os temas pagos disponibilizados nesses sites de maneira gratuita sempre passam pelas mãos de terceiros que ficam livres para inserir códigos malignos entre os arquivos.

O nosso amigo Fabio Lobo escreveu um artigo excelente que aprofunda-se neste assunto apresentando alguns sites confiáveis com temas grátis para WordPress. Nesses sites é possível encontrar milhares de temas incríveis que certamente poderão atender ao que você precisa. Na dúvida, veja o catálogo de templates para WordPress da FicaOn.

O mesmo vale para os plugins de WordPress.

Você consegue encontrar um plugin seguro para WordPress de forma gratuita no próprio diretório de plugins da plataforma.

Acredite: existem plugins grátis para tudo o que você deseja fazer no WordPress. Não precisa piratear nada. A comunidade do WordPress é gigante e tem sempre alguém de bom coração desenvolvendo plugins gratuitos.

A melhor maneira de conseguir um plugin seguro para WordPress é baixando do diretório ou comprando diretamente dos desenvolvedores.

Quando você compra direto do desenvolvedor, além de ajudá-lo financeiramente, você também conta com suporte especializado, que vai sanar todas as suas dúvidas e ajudá-lo caso surja algum problema.

Não caia na tentação de baixar “de graça” plugins e temas pagos.

site seguro: cuidados templates plugins wordpress

Um template ou plugin pirateado pode comprometer até seus dados de login e senha

É importante tomar esses cuidados pois templates e plugins de WordPress são portas de entrada para infectar o seu site. Uma pessoa mal intencionada pode inserir códigos malignos dentro dos pacotes “gratuitos” de temas e plugins pagos e o seu prejuízo pode ser enorme.

No final das contas você não está economizando ou saindo na vantagem, você está apenas comprometendo a segurança do seu site.

Um WordPress seguro não depende apenas de manter as versões atualizadas da plataforma, o que também é imprescindível. É preciso ter muito cuidado com o que você instala no seu servidor.

Publicado em: Hospedagem | 0 comentários

Leia também:

Deixe seu comentário!