As fraudes online estão cada vez mais sofisticadas. E-mails com links suspeitos, mensagens falsas em mensageiros instantâneos e spam de amigos em redes sociais são algumas das formas mais comuns de “fisgar” usuários desatentos.

Para quem tem domínios e sites hospedados, essa situação pode ser ainda mais chata, já que grande parte dos seus dados relacionados à titularidade e endereço estão disponíveis com apenas alguns cliques.

Nesse texto vamos mostrar as principais fraudes online para quem tem domínios e sites, como identificá-las e se livrar desses possíveis prejuízos.

1. Boleto registro.br

Apesar da facilidade de aplicar golpes online com apenas alguns links e e-mails, alguns estelionatários ainda utilizam os meios “tradicionais” para tentar arrancar um dinheiro desonesto.

Se você tem uma empresa, sabe que no dia a dia acaba tendo de lidar com papeladas relacionadas às taxas e impostos necessários para que você esteja em situação regular com os órgãos do governo.

No meio de tantos papéis, incluindo boletos, você pode acabar se deparando com uma cobrança do site Registro.br, responsável pelo registro de domínios terminados em .br.

Na correria, você coloca no meio das contas a pagar e é nesse momento que você acabou de perder R$ 40 para algum malandro.

É isso mesmo. O boleto do Registro.br enviado pelos correios é falso.

Segundo a própria entidade, eles pararam de emitir e enviar boletos por via postal devido ao grande número de casos desse tipo de fraude. Hoje os boletos do Registro.br são emitidos exclusivamente pelo site do órgão.

Então você já sabe: se receber um boleto do Registro.br ou do NIC.br, é golpe.

2. Boleto Br.Registro

Como os golpistas não desistem fácil, muitos deles fazem pequenas alterações para enganar os mais desavisados.

Um caso que pode acontecer também é você receber um boleto da empresa Br.Registro, que simplesmente não existe.

O boleto vem com as suas informações relacionadas ao domínio cadastrado e uma lista de vários serviços que você sequer contratou, como uma forma de conseguir um valor maior que o de registro.

Caso receba um boleto dessa empresa, pode ignorar completamente.

boleto br.registro

3. Boleto REM – Registros e Marcas

Mais uma fraude online que pode atingi-lo relacionada a boletos.

Uma suposta entidade chamada REM – Registros e Marcas envia uma cobrança relacionada a renovação do seu domínio com valores diferentes do que os que você pagou corretamente.

Essa fraude pode acontecer com mais frequência se o seu domínio for apenas .com. E como você já sabe, nenhuma empresa gestora de domínios envia boletos por correio. Fuja desse também.

boleto registros e marcas

4. ESB Divulgações

Se você tem um domínio registrado e um site hospedado e, além disso, também trabalha com Paypal, são grandes as chances de você receber um pedido de cobrança dessa empresa chamada ESB Divulgações.

A “empresa” envia spams para o seu e-mail oferecendo serviços de divulgação por poucos centavos de euros. O problema é que eles não oferecem nenhum serviço e não divulgam absolutamente nada.

A única coisa que fazem é tirar alguns centavos de euros da sua conta no PayPal e transferir para algum estelionatário em algum canto obscuro da internet.

Não aceite a cobrança e evite esse pequeno prejuízo. Não caia na fraude da ESB Divulgações.

esb divulgacoes

Cuidado com as fraudes: na dúvida, confirme antes!

É preciso ficar muito atento com os boletos que você recebe em casa e através de e-mail. Sempre confira com a sua hospedagem se ela trabalha com boletos via correspondência ou se notar algo diferente do normal.

As fraudes online são comuns e atingem muitos usuários todos os dias. Esperamos que com esse texto você tenha conhecido as principais fraudes para quem tem sites e domínios, como identificar e identificá-las.

Publicado em: Hospedagem | 0 comentários

Leia também:

Deixe seu comentário!