Imagine a seguinte situação: você está todo feliz com o seu site novo no ar. Os acessos estão aumentando, você tem conseguido fechar negócios e as pessoas estão encontrando sua página nos resultados de busca do Google.

Tudo acontecendo conforme o planejado, até que o seu site começa a ficar muito lento, ou até mesmo a cair frequentemente.

Você aciona o suporte da sua hospedagem e a resposta é extremamente demorada. Seu projeto fica dias fora do ar. Quando a resposta chega, não resolve o seu problema e o que antes estava sendo um sucesso, começa a dar prejuízo. É nessa hora que surge a dúvida: chegou a hora de migrar de hospedagem?

Outro cenário é quando seu site começa a ter mais acessos do que nunca, ou então passa a ter alguma ferramenta que demanda mais recursos do seu servidor. Aí vem a instabilidade e as quedas, mesmo com um suporte bom e prestativo.

Quando você passa a ter problemas com hospedagem, falta de recursos ou qualidade do serviço prestado, a resposta é sim. Chegou a hora de migrar seu site para outra hospedagem. Ou ao menos realizar um upgrade.

Mas antes disso é necessário avaliar alguns critérios:

Custo x Benefício

Existem muitos fatores que influenciam a tomada de decisão sobre migrar de plano de hospedagem. Você precisa calcular, antes de qualquer coisa, o custo benefício em relação ao seu negócio.

Com a facilidade de se empreender online, é cada vez mais comum as pessoas procurarem por serviços de hospedagem para iniciar os seus projetos. Dessa forma, existem empresas que atendem sites de qualquer tamanho.

Você deve avaliar se os planos oferecidos pela hospedagem atendem o seu site a médio e longo prazo, sempre pensando no aumento do número de acessos ou na robustez de seu projeto. Essa avaliação é importante para saber se, ao longo do tempo, o serviço atenderá à sua demanda de tráfego e recursos, ou se será necessário pagar a mais devido às necessidades do seu projeto.

Se você tiver que migrar de hospedagem pouco tempo depois de iniciar o seu projeto, a sua escolha pode ter sido equivocada.

Ou seu projeto está bombando e um upgrade é necessário!

Hospedagem Compartilhada x VPS x Servidor Dedicado

Esse é um ponto que deve ser avaliado junto com o custo x benefício, uma vez que impactará diretamente na escolha da sua nova hospedagem.

Se o seu projeto vai demandar um alto volume de tráfego, processamento de dados e banda e/ou vai usar alguma tecnologia diferenciada, o mais indicado é procurar um servidor VPS ou dedicado. Ou seja, uma máquina dedicada ao seu projeto alocada no data center de seu provedor de hospedagem.

Já se o seu projeto é mais “simples”, certamente poderá ser atendido por uma hospedagem compartilhada.

Claro, isso depende de diversos fatores. Já vimos muitos sites considerados “simples” precisarem de um VPS. A escolha de um plano de hospedagem também depende da qualidade do seu site — se o código for mal feito, as chances de você precisar investir mais com hospedagem são maiores.

Qualidade do serviço

Com o aumento da demanda de pessoas buscando por hospedagem de sites, houve também um crescimento do número de empresas desse segmento oferecendo o serviço por preços muito abaixo dos praticados pelo mercado.

Com o preço baixo, vem também a baixa qualidade do serviço prestado. Desde as configurações pobres, que influenciam no desempenho e na segurança de seu site, até a qualidade do suporte prestado aos clientes.

Para não perder clientes, as empresas mais populares desse segmento acabam tentando aumentar o número de clientes sem, necessariamente, investir na melhoria dos seus equipamentos e serviços.

duas pessoas preocupadas com um servidor

Para manter o serviço estável, as hospedagens mais populares são repletas de contra-partidas. Oferecem planos que atendem à grande maioria dos pequenos e médios projetos, porém, por se tratarem de hospedagens compartilhadas, acabam impondo algumas condições que podem ocasionar a interrupção do serviço sem aviso prévio, obrigando-o novamente a migrar de hospedagem.

Uma dessas condições diz respeito ao consumo de recursos do servidor. Se o seu site estiver consumindo muito mais que os outros, o seu serviço pode ser interrompido sem nenhum ônus para a empresa. Além disso, quando um site consome mais recursos, os demais sites hospedados naquele mesmo servidor sofrem consequências como lentidão e falta de segurança. Além disso, um site infectado em um servidor compartilhado pode acabar comprometendo todos os outros.

Não caia em pegadinhas. Não existe hospedagem 100% ilimitada!

Se o seu site está consumindo muitos recursos ou tendo muitos acessos, pode ser necessário fazer um upgrade do plano. Sendo assim, seria um investimento a mais para evitar problemas com hospedagem.

Já se você está em um servidor dedicado e ainda assim enfrenta problemas com hospedagem, as mesmas dicas acima ainda contam, porém, nesse caso, vale pesquisar quais as melhores hospedagens de VPS e servidores dedicados, como a Porto Fácil.

Qualidade do seu site

Para reforçar: como dito mais acima, se o código for mal feito, as chances de você precisar investir mais com hospedagem são maiores.

Às vezes uma reforma no template ou alguns ajustes e correções serão o suficiente para que você continue com o mesmo plano, ou até mesmo possa optar por um inferior. Consulte um profissional e o suporte da sua hospedagem para ter um parecer!

Escolhi a nova hospedagem. Como migrar meu site?

Escolhida a sua nova hospedagem, é hora de conversar com a equipe de suporte, que será a responsável pela migração do seu site. Se a empresa escolhida por você não fizer esse serviço, talvez seja melhor repensar essa decisão.

Aqui na WOWF levamos a sério o suporte e fazemos de tudo para que o seu projeto seja um sucesso. Inclusive migramos o seu site, desde que ele tenha cPanel, de maneira gratuita.

E ai, preparado para uma nova experiência em hospedagem?

Publicado em: Hospedagem | 0 comentários

Leia também:

Deixe seu comentário!