Você considera as suas senhas seguras?

Segurança da informação é uma das maiores preocupações do século XXI, mesmo que muitas pessoas ainda não a levem a sério.

E justamente por não ser levada a sério, vemos casos frequentes de contas bancárias invadidas, celulares hackeados e sites sendo inteiramente roubados.

Não é raro pessoas que possuem senhas como “123456” ou a própria palavra “senha” serem vítimas dessa situação.

Se você também utiliza dados como data de nascimento, telefone, nomes de parentes ou animais de estimação, saiba que tem grandes chances de fazer parte dessas estatísticas.

Neste artigo vamos falar sobre a importância e o por que de ter uma senha segura. Além disso, também vamos ensinar tudo o que você precisa saber para não correr o risco de ter as suas contas invadidas por falta de segurança.

Afinal, suas contas em serviços digitais devem ser iguais à sua casa: seguras e com nenhuma chance de serem roubadas.

Por que ter senhas seguras?

Ter uma senha segura não é um luxo, é uma obrigação para quem realiza qualquer atividade digital.

Não acredita? Vamos tentar ilustrar isso de uma maneira um pouco mais didática.

Vamos fazer um pequeno exercício: veja quantos serviços você utiliza que precisam de senhas.

Em quantos deles você usa a mesma senha? Se a sua resposta foi em pelo menos dois deles, a sua segurança da informação já está comprometida.

Se um hacker descobre a senha de um único serviço que também seja utilizada em outros, ele pode facilmente comprometer toda a sua vida online inclusive causando prejuízos.

Imagine o estrago que pode acontecer em sua vida caso a senha do seu cartão de crédito seja a mesma de alguma rede social?

Senhas fracas costumam estar associadas à informações pessoais como datas de nascimento, telefones, nomes de parentes próximos ou de animais de estimação, de bandas (Blink182 é uma das senhas mais usadas na internet) ou até mesmo sequências como 123456 ou ABC123.

É tudo uma questão de hábito e de costume.

Com tantos serviços à nossa disposição, é muito mais cômodo ter uma senha fácil de lembrar e usá-la em vários serviços do que ter uma mais complicada para cada uma de nossas contas.

Mas essa é uma preocupação que deveria ter ficado no passado, já que hoje existem várias ferramentas que ajudam a criar e gerenciar senhas seguras.

duas senhas anotadas em post-its, sendo uma fraca e outra segura
Qual é a senha ideal?

Como criar senhas seguras

Se você criou uma conta recentemente, deve ter percebido que os serviços hoje adotam alguns requisitos para senhas.

Normalmente exigem caracteres minúsculos, maiúsculos, números e caracteres especiais.

Apesar da exigência, o usuário vai lá e cria uma senha bL!nK182. Do ponto de vista da segurança, continua sendo uma senha fraca.

Você pode criar uma senha segura segundo fã de Blink 182, como por exemplo: “WmAA?@99”.

Parece uma série de caracteres aleatórios? Pois bem, a lógica dessa senha é bem simples.

Whats my A Again? é uma música do disco Enema Of the State, lançado em 1999.

A senha basicamente usa as iniciais de cada palavra do nome da música, um @ e o ano de lançamento do disco. Dessa forma, você consegue memorizar sua senha.

Se você sente dificuldades em criar uma senha assim, não tem problema. Como dissemos alguns parágrafos acima, existem ferramentas que te ajudam nessa questão.

K_Gasp4m – K – Generate a strong password for me

O app K_Gasp4m pode gerar uma senha de quantos caracteres você quiser com letras maiúsculas e minúsculas, números e também caracteres especiais, se preferir.

Ele conta com algumas configurações a mais que evitam uma confusão comum ao utilizar senhas com as letras I (i maiúsculo), l (letra L minúscula) e o número 1 (em algumas fontes específicas).

Além disso, é possível alterar o número de caracteres e remover caracteres especiais.

Neste artigo você confere mais dicas para criar e gerenciar senhas seguras e outras dicas básicas de segurança, como por exemplo como memorizar ou salvar as senhas.


Tem dicas de segurança para compartilhar? Deixe seu comentário!

Conheça nossos planos de hospedagem! Por em 27/06/2017 | 0 comentários

Receba conteúdo gratuito e promoções em seu e-mail!

Cadastre-se GRÁTIS e receba por e-mail dicas, promoções, descontos e muito mais!

Leia também:

Deixe seu comentário!