Quer otimizar seus disparos de e-mail marketing? Aqui vai uma dica: faça uma limpeza de mailing!

Não sabe por que e nem como? Calma: a gente explica.

O que é limpeza de mailing?

limpeza de mailing

Limpar listas de e-mail: Essencial, fácil e barato!

A limpeza de mailing consiste em remover e-mails inválidos de uma lista de e-mails. Só isso!

E por que você deve fazer uma limpeza de e-mails? Bom, se você está mandando mensagens para endereços de e-mail inválidos, você está jogando dinheiro fora e prejudicando sua campanha, já que terá gastos sem perspectiva de retorno e os números de seus relatórios não serão muito precisos. Algumas plataformas de envio de e-mail marketing, inclusive, podem te bloquear se você está disparando e-mails para muitos endereços inválidos.

Métodos de limpeza de mailing

Mas como saber quais e-mails são inválidos? Bom, há métodos que fazem isso automaticamente para você!

Os três métodos mais conhecidos são esses:

  • Lista negativa: Consiste em uma limpeza utilizando como base um banco de dados com e-mails inválidos. É, de longe, o pior método de todos – primeiro que é impossível que alguém tenha uma lista com todos os e-mails inválidos do mundo e que consiga a manter atualizada a cada minuto, fora que e-mails digitados de maneira incorreta estarão fora dessa lista.
  • Simulação de mensagem: É o método ideal. Nele, é iniciado um envio de e-mail para o servidor, e então é capturada sua resposta – se for positiva, o e-mail é válido. Esse é um método rápido e chega muito próximo dos 100% de acerto.
  • Envio de mensagem: Seria o método perfeito, mas é inviável em vários casos. Nesse método a mensagem é realmente enviada, então a resposta será mais precisa. Porém, os altos custos envolvidos e o tempo de espera para conclusão da validação, fora a insatisfação por parte dos usuários que receberão mensagens de teste não solicitadas, tornam esse método uma má escolha.

Como fazer limpeza de mailing?

Simples: Contrate o serviço da Limpar Listas! É uma empresa confiável (faz parte do grupo PortoFácil), é muito barato e o método de limpeza é uma mescla simulação de mensagem e remoção alguns tipos de e-mail que, por padrão, não são utilizados por ninguém (nao-responda, no-reply etc). Se você exportou a base de contatos de seu e-mail, por exemplo, certamente ela terá alguns endereços assim (e alguns endereços de spammers também). Ou seja, limpeza já!

Quantas vezes devo limpar minhas listas de e-mail?

Bom, nossa  recomendação é que você estabeleça um prazo baseado em quantas vezes por mês você utiliza sua lista de e-mails e faça uma limpeza nela de acordo com esse prazo. Afinal, alguns usuários podem deletar suas contas de e-mail, outros podem ter informado o endereço de forma incorreta e por aí vai.

Aliás, fique de olho em seus relatórios: Se um usuário marcou seu e-mail como spam, não insista – remova-o de sua lista!

Mantenha suas listas de e-mails limpas!

Agora você já sabe a importância de manter seus mailings limpos e como isso é fácil e barato. Mas e quanto aos disparos?

A WOWF oferece serviços de e-mail marketing, e nossa ferramenta garante uma “limpeza” constante de seus e-mails: todos os endereços de e-mails inválidos (que são detectados após um envio), marcados como spam ou de usuários que cancelaram o recebimento de e-mails são separados dos endereços de e-mails válidos, garantindo que todos os disparos sejam feitos apenas para endereços que estão funcionais!

Mas, é claro, antes de iniciar os disparos é essencial que você faça uma limpeza em sua lista de e-mails. Enquanto isso, quer conferir nossos planos?

Confira os planos de e-mail marketing na WOWF! Publicado em: E-mail marketing | 0 comentários

Leia também:

Deixe seu comentário!