A preocupação com a segurança durante a navegação pela internet tem aumentado cada vez mais entre os usuários.

Nos últimos anos, quem acessa a internet passou a buscar mais informações sobre as questões de segurança relacionada aos seus dados. Com o crescimento dos sites e-commerce ou qualquer outro serviço que lida com os dados de usuários, ter um site seguro se tornou essencial para o sucesso do seu negócio.

Acompanhando esse movimento, os navegadores de internet começaram a destacar em suas barras de navegação se um site é ou não seguro.

Em uma das suas últimas atualizações, o navegador Google Chrome passou a notificar os usuários exibindo a mensagem “site não seguro”.

site não seguro

Os sites seguros também são destacados. Você certamente já se deparou com o famoso cadeadinho verde em várias páginas.

site seguro

Um site pode não ser seguro por vários motivos.

Existem sites desenvolvidos exclusivamente para atacar os usuários através malwares, instalação de softwares malignos em sua máquina ou para realizar o famoso phishing, técnica utilizada para capturar dados dos usuários simulando uma página de algum serviço real.

Também pode ocorrer de um site ter a sua segurança comprometida por terceiros, que injetam linhas de código malignas para infectar quem acessa aquele endereço. Leia sobre segurança da sua hospedagem e WordPress.

E existe o caso de sites que lidam com cartões de créditos e senhas dos usuários mas não possuem os certificados de segurança necessários para a melhor navegação.

Se o seu site está exibindo a mensagem “não seguro”, saiba o que fazer nos próximos parágrafos.

Como deixar meu site seguro?

Você deve ter reparado que os sites seguros possuem o endereço iniciado em “https”. Em termos menos técnicos, esse S pode ser entendido como “segurança”, ou seja, nesse momento você estará em uma conexão segura.

Essa conexão segura estabelece que os seus dados serão criptografados entre o servidor web onde o site está hospedado e o navegador do usuário. Dessa forma, a troca de informações entre o navegador e o servidor permanece privada e reduzindo o risco de suas informações serem interceptadas por terceiros.

Para fazer essa conexão segura entre servidor e navegador, o servidor necessita de um certificado SSL. Lembra do S de segurança que dissemos acima?

O padrão SSL (Secure Socket Layer) oferece um certificado que contém as informações verificadas e autenticadas como o nome do domínio, nome da empresa, endereço, cidade, estado, país e a data de expiração. Além dessas informações, o seu certificado SSL também exibe todos os detalhes da Autoridade de Certificação responsável pela sua emissão.

Quando você adquire a certificação SSL, a barra de endereço dos navegadores passam a exibir o cadeadinho verde ao lado do seu domínio.

Com essa certificação de segurança, os dados sigilosos como senhas, números de cartão de crédito, documentos de identificação pessoal, dentre outros, passam a ser transmitidos de forma encriptada.

Agora que você já sabe como remover a mensagem “não seguro” do seu site, que tal conversar com a WOWF para implementar os certificados SSL? Todos os nossos clientes têm direito a SSL gratuito – é só entrar em contato!

Publicado em: Hospedagem | 0 comentários

Leia também:

Deixe seu comentário!