Hoje em dia é comum trabalharmos como grandes volumes de dados.

Com isso, uma preocupação constante é a segurança dessas informações no sentido de tê-las disponíveis sempre que possível.

Imagine que você é um programador e está desenvolvendo um sistema de e-commerce online com diversos recursos.

Já são milhares de linhas de código produzidas, testadas e validadas. Faltam poucos dias para a conclusão e publicação do trabalho.

Para sair um pouco da rotina, você decide trabalhar em outro ambiente.

Que tal ir para um café calmo e tranquilo no centro da cidade? É sempre uma boa pedida.

Com mais algumas linhas de códigos produzidas, chegou a hora de voltar para casa.

O problema é que nesse trajeto você acaba sendo assaltado. Todo o trabalho realizado estava apenas no seu notebook.

É um cenário de horror, certo?

Para que esse contratempo não afete completamente o seu trabalho, o melhor caminho teria sido possuir cópias de todo o seu trabalho.

O que é backup?

Nos parágrafos acima usamos como exemplo a situação de um desenvolvedor web, mas o backup é algo que já faz parte da realidade de qualquer pessoa.

Estamos sempre lidando com um grande volume de informações, muitas delas extremamente necessárias para o nosso dia a dia.

Quem nunca passou pela situação de adquirir um novo aparelho celular e ter que migrar os contatos ou pelo medo de perder as fotos armazenadas nos últimos anos?

Pode ser também uma firma de advocacia com milhares de arquivos relacionados aos processos e casos enfrentados.

Ou simplesmente um aluno universitário que deseja manter os trabalhos realizados ao longo da graduação para exibí-los em seu portfólio acadêmico.

Independente da situação, seja uma empresa ou um usuário comum, o backup se tornou um procedimento de grande valor para quem deseja ter seus dados protegidos e sempre à disposição.

Mas o que vem a ser o backup?

O backup nada mais é que o processo de copiar seus arquivos físicos ou virtuais para sistemas de armazenamento secundários.

Esses sistemas podem ser simples como pen-drives, HDs externos e outras midias físicas, que hoje em dia são bastante acessíveis.

Outra solução que vem ganhando bastante destaque graças ao aumento e qualidade das conexões de internet são as ferramentas de armazenamento na nuvem, como DropBox, Google Drive, Mega, dentre outros.

No caso de backups pessoais, os mais recomendados são HDs externos e sistemas na nuvem.

Para celulares Android, o Google Drive já vem instalado por padrão, para o armazenamento de arquivos e documentos e também o Google Photos para imagens e vídeos.

Além disso, também é possível configurar o celular para realizar backups semanais que são enviados para os servidores do Google e ficam disponíveis para a recuperação em outros dispositivos ou em casos de reiniciar a configuração de fábrica.

Para os dispositivos móveis da Apple, além de ter a opção de instalar os aplicativos do Google Drive e Google Photos, também é possível utilizar o iCloud, solução nativa para backups no Iphone, Ipads e outros dispositivos.

Para as grandes empresas, hoje em dia existem opções profissionais especializadas na criação, gerenciamento de manutenção de backups de grandes volumes de dados.

Quando fazer um backup?

Estamos constantemente produzindo e lidando com novos dados.

Conversas importantes por e-mail, arquivos e documentos de trabalho ou simplesmente fotos tiradas pelo celular. Isso a nível pessoal.

Agora imagine empresas que criam e gerenciam grandes volumes de dados como bancos, hospitais, dentre outras.

Sendo assim, é preciso ter uma rotina de realização de backups para que os dados não fiquem defasados e não comprometam o serviço em caso de perda do material original.

Afinal, é natural que equipamentos apresentem falhas. E na eventualidade de uma perda massiva de dados, quanto mais rápido e atualizado for o backup, menor o prejuízo.

Dessa forma, as boas práticas recomendam que os dados sejam copiados pelo menos uma vez por semana, durante finais de semana ou fora do horário comercial no caso de empresas.

Essa atualização pode ser agendada dependendo da tecnologia utilizada, o que automatiza o trabalho e facilita bastante a vida de quem gerencia esses dados.

A mesma frequência pode ser usada por usuários comuns, com o bônus de que alguns aplicativos como o Google Photos atualiza imediatamente a sua pasta na nuvem assim que o usuário o executa.

No caso de HDs externos e pen-drives, é possível criar essa rotina através de softwares voltados para backup ou até mesmo nos sistemas operacionais como Windows, MacOS e Linux.

pessoa realizando um backup em seu computador
Felizmente hoje em dia há diversas formas fáceis de realizar backups automáticos – até para o seu site.

Como configurar e fazer backups do meu site?

Estava curioso sobre quando falaríamos sobre isso, né?

Na WOWF você não precisa se preocupar com backups: Eles são automáticos, feitos todos os dias. Precisando recuperar algo? Basta entrar em contato com nosso suporte e solicitar o backup!

Trabalhamos com servidores à parte para os backups. Ou seja, eles ficam separados dos arquivos do seu site. Com isso não há consumo adicional do espaço do seu plano, além de ser mais seguro manter backups separados.

Claro, todo cuidado é pouco. Também recomendamos que você tenha seus próprios backups, até mesmo para você ter seu próprio controle.

Há diversos plugins de WordPress que fazem esse trabalho e são fáceis de configurar. O mais completo, a nosso ver, é o VaultPress.

Conclusão

Se você chegou até agora, já deve saber o que é backup e o quanto ele é importante para manter seus dados a salvo e disponíveis sempre que necessários.

Existem várias formas de criar e gerenciar as suas cópias de segurança e apresentamos algumas delas no parágrafos acima.

Agora é com você. Escolha aquela que mais se aplica ao seu caso e comece a salvar seus os seus arquivos através de uma rotina de backups.

Nunca se sabe quando será preciso restaurá-los, certo?

Conheça nossos planos de hospedagem! Por em 25/07/2017 | 0 comentários

Receba conteúdo gratuito e promoções em seu e-mail!

Cadastre-se GRÁTIS e receba por e-mail dicas, promoções, descontos e muito mais!

Leia também:

Deixe seu comentário!