Como cadastrar um site no Google Notícias?

Saiba como cadastrar um site no Google Notícias no Publisher Center (Central do Editor). Veja dicas para ser aprovado e aparecer no News.

Aparecer no Google certamente é uma das melhores maneiras de atrair tráfego qualificado. E além do SEO, outra forma de aparecer no buscador mais utilizado do mundo é cadastrar o site no Google Notícias por meio do Publisher Center (ou Central do Editor).

O Google News vem ganhando cada vez mais espaço e donos de web sites que desejam aumentar suas audiências não podem ignorar isso – ainda mais se tratando de uma fonte de tráfego que pode mudar a realidade do seu projeto.

Mas o melhor é que, atualmente, não é tão difícil aparecer no Google Notícias. 

Para ajudá-los, preparamos um conteúdo com informações e dicas valiosas para que seu site seja aprovado em uma das melhores vitrines da internet.

O que é o Google Notícias e por que devo cadastrar meu site lá?

O Google Notícias é uma plataforma onde a empresa reúne e disponibiliza conteúdos jornalísticos e matérias variadas para seus usuários.

Assim, os usuários conseguem visualizar e acompanhar as principais notícias do dia e artigos de seu interesse de forma rápida e dinâmica. 

Para mostrar os conteúdos para os usuários, o Google utiliza, basicamente, fatores como conteúdos únicos, relevância do site e as configurações do usuário.

E por que é tão importante cadastrar o site no Google News? Porque a plataforma oferece uma excelente fonte de tráfego. Há sites que dobraram suas visitas depois que passaram a aparecer por lá.

Milhares de usuários utilizam a ferramenta todos os dias. 

Como resultado, além das buscas orgânicas, o Google Notícias pode se tornar outra fonte de tráfego qualificado para o seu projeto. E isso seria ótimo, não é verdade?

Conteúdos permitidos e proibidos 

No entanto, é preciso ficar atento nos conteúdos que são permitidos e proibidos na plataforma. A empresa disponibiliza aqui a política de conteúdo que pode, e não pode, ser publicado no Google Notícias.

Basicamente, é assim que funciona:

Conteúdo permitido

  • Matérias originais, com títulos únicos e atraentes;
  • Transparência de informações sobre a publicação, como por exemplo uma biografia resumida do autor, data da publicação, informações da empresa etc;
  • Por fim, os artigos não podem ter mais anúncios do que conteúdos.

Conteúdo proibido

  • Artigos que infrinjam direitos autorais;
  • Matérias que contenham conteúdo violento ou sexualmente explícito;
  • Conteúdos com tópicos sobre assuntos/práticas perigosas, ilegais, enganosas, incitam ódio e bullying virtual, por exemplo;
  • Conteúdos com erros de ortografia, gramática e que não sejam únicos e/ou originais.

Saiba cadastrar seu site no Google News em quatro passos

Antigamente, a única forma de aparecer no Google Notícias era cadastrando um sitemap específico para o News em uma seção no Google Search Console. 

Mas hoje em dia o Google mesmo seleciona matérias que estão de acordo com as diretrizes da plataforma e publica lá na seção “News”.

Por outro lado, cadastrando seu site no Publisher Center te dá a possibilidade de divulgar um canal a mais de divulgação para seus leitores. Ou seja: eles poderão seguir seu site utilizando o aplicativo do Google Notícias.

Sabendo disso, separamos um mini tutorial para te ajudar nessa tarefa.

Veja, então, como cadastrar o seu site por lá:

Passo 1: Cadastro da Organização e Publicação

Primeiramente, acesse a Central do Editor e faça o login com a sua conta Google.

Em “Organização”, coloque o nome da sua empresa ou site.

printscreen do painel de cadastro do publisher center

Clique em “Adicionar publicação”, coloque o nome de seu site (sim, do seu site e não de uma publicação específica), o endereço e também o país.

Depois de adicionar a publicação, clique em “Configurações de publicação”.

printscreen do painel de cadastro do publisher center

Na aba “Geral”, você deverá cadastrar as seguintes informações (algumas já estarão preenchidas):

  • Informações básicas, como nome e o idioma;
  • O local, que é o país;
  • A URL de propriedade do site principal, que é o endereço do seu site. Você deverá fazer a verificação no Google Search Console;
  • Contatos, que são os e-mails para entrar em contato com seu site.

Passo 2: Estilos visuais

printscreen do painel de estilos visuais do publisher center

Na aba “Estilos visuais” você poderá fazer o upload do logo de seu site em diferentes formatos.

A imagem inicial deve ser quadrada e as dimensões recomendadas são 1000x1000px. Os formatos permitidos são JPG ou PNG.

Em seguida, faça o upload de dois logos retangulares, um para temas claros e outro para temas escuros. Aqui, as dimensões recomendadas para as imagens é de 400px de largura e 200px de altura.

Opcionalmente, você pode adicionar uma tipografia para estilizar seu feed.

Passo 3: Cadastro do Feed e das Seções

Volte para a tela de sua Organização e clique em “Google Notícias”.

printscreen do painel de cadastro de feed do publisher center

Clique no botão Editar e faça as alterações a seguir na aba “Geral”:

  • Cadastre informações básicas como descrição e categoria de sua Publicação;
  • Defina os países que receberão suas postagens, além de quais serviços do Google serão utilizados;
  • E adicione o ID de rastreamento do seu Google Analytics.
printscreen do painel de cadastro de feed do publisher center

Agora vá para a aba “Configurações de conteúdo”:

  • Clique em “Nova Seção” e selecione a opção feed. Na próxima janela, preencha os campos assim:
    • Título da Seção: Se for o site todo, você pode colocar como “Notícias” ou “Blog”.
    • URL do Feed: O endereço do feed da seção ou do seu site. Por exemplo: https://nomedosite.com/feed/

Passo 4: Enviar a publicação para revisão

printscreen do painel de revisão do publisher center

Ainda na mesma seção do passo 3, na aba “Revisar e Publicar”, você pode visualizar se há algum erro na configuração do seu site. Caso não haja, você deve enviar a publicação para o Google.

Pronto, agora será necessário aguardar – o Google site pode levar, no mínimo, uma semana para analisar seu site.

Caso a publicação esteja como rascunho e não está dando para enviar, então é bem provável que você não tenha preenchido tudo.

Revise todas as opções e abas da plataforma e veja se todas as informações estão preenchidas.

Depois de enviar para revisão, o site ficará como “Pendente”.

Se for aprovado, aparecerá a mensagem “Ao Vivo”.

Por fim, caso o seu site não seja aprovado, aparecerá o status de “Rejeitado”. 

Nesse caso, você pode clicar na aba “Revisar e publicar” para visualizar os motivos que levaram o seu projeto a ser rejeitado.

Dicas para ser aprovado no Google News

Como você viu nesse artigo, cadastrar um site no Google Notícias é muito importante, já que esse canal pode trazer um grande fluxo de visitantes para o seu projeto.

Então, para aumentar as chances de na plataforma, procure publicar conteúdos atuais e únicos.

Outra dica importante é criar títulos que sejam interessantes e que transmitam exatamente a essência do conteúdo que o usuário verá.

A ideia é transformar o seu site em uma fonte de conteúdo único, relevante em seu nicho e que traga notícias atuais sobre sua área.

E você, conseguiu cadastrar o site no Google News? Ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário!

Por WOWF em 28 de setembro de 2021

Hospedagem Premium para WordPress

Serviço Ultra Gerenciado para você não ter trabalho nenhum.